O Colégio Estadual Eloyna Barradas, fundado em 05 de novembro de 1985, foi aberto para receber filhos de trabalhadores que vivem no bairro Juca Rosa, Rosa Neto, Alecrim I e II, Sapucaeira, o Bairro da Alegria e oriundos da zona rural, do município de várias regiões, atraídos na época pelo pólo madeireiro e atualmente por uma fábrica de celulose instalada no município.
Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA
Atualmente é considerada uma escola de médio porte, com espaço físico precisando ser ampliado para atender a demanda, porém com um aspecto estético de boa aparência. Os nossos alunos variam numa faixa etária dos 12 aos 60 anos. Contamos com 217 alunos no ensino fundamental, 434 no ensino médio e 199 na aceleração III, perfazendo um total de 951 Alunos. O corpo docente é composto de 28 professores, sendo 11 efetivos – destes 06 são graduados, 02 estão se graduando temos 07 professores estagiários do IEL com graduação em andamento enquanto que 10 são contrato Reda.
ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
A escola possui 08 salas de aula, 1 biblioteca, 1 laboratório de informática, 1 banheiro coletivo masculino, 1 banheiro coletivo feminino, 1 banheiro para deficientes, 1 banheiro para professores, 1 banheiro para o corpo administrativo, 1 quadra de esportes, espaço administrativo em bom estado de conservação, cozinha precisando ser ampliada pois os espaços são inadequados para a quantidade de alunos e também precisamos de um espaço para servir a merenda ( refeitório).
Quadro 3 – Recursos da unidade escolar
PERFIL DOS ESTUDANTES
Os nossos alunos variam numa faixa etária dos 12 aos 60 anos. Conta com 245 alunos no ensino fundamental, 455 no ensino médio e 225 na aceleração III, perfazendo um total de 925 Alunos. São alunos carentes afetivos e economicamente filhos de trabalhadores em sua grande maioria da Veracel outros empregada domesticas comerciários, e ainda uma grande parte de desempregados. São alunos bons em comparação dos alunos do centro que são muitos mais ativos estes são passivos carinhosos bons se lidar. Dentro dos seus históricos são alunos criativos, gostam de arte, música, dança pintura, canto e esporte em sua variedade.
No entanto, muitos apresentam baixo rendimento escolar e este fato vem associado a vários fatores: O principal é a falta da leitura, o aluno ainda não percebeu que só a leitura liberta e abre os horizontes para mundo. E depois vem a falta de participação dos pais com os estudos dos filhos, a indisciplina e muitos que não fazem as tarefas de casa o que contribui para as notas baixas e sérios problemas de aprendizagem.
PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO
O Colégio Estadual Eloyna Barradas, fundado em 05 de novembro de 1985, foi aberto para receber filhos de trabalhadores que vivem no bairro Juca Rosa, Rosa Neto, Alecrim I e II, Sapucaieira, o Bairro da Alegria e oriundos da zona rural, do município de várias regiões, atraídos na época pelo pólo madeireiro e atualmente por uma fábrica de celulose instalada no município.
Atualmente vivenciamos muitas mudanças pavimentação em algumas ruas principalmente na frente da escola, a melhoria de alguns comerciantes que tem posse e passaram investir nesses dois bairros. Porém ainda persisti o desemprego para aqueles que infelizmente não terminam seus estudos fato comprovado com a quantidade de ex-alunos aos estudos por não estão conseguirem colocação no mercado de trabalho.
E ainda temos aqueles que desistem por que não querem estudar e vão para o mundo do das drogas na ilusão que vão se bem trazendo com isso para o entorno da escola o problema da violência que é outro vilão da nossa sociedade. No mais tem bem perto da escola Posto de Saúde com seus problemas como qualquer um hoje no Brasil. Quanto a segurança ainda precisa melhorar muito, de vez em quando passa uma viatura na porta da escola às vezes entra para perguntar se estar tudo bem fato que demonstra muito avanço. Contudo nossa comunidade é tranqüila com problemas como qualquer outras mais que vem melhorando,crescendo, aprendendo, com todas as suas adversidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário